Facebook: Página de Perfil x Página Comercial (Fanpage)
Perfil
A página de perfil é aquela desenvolvida para as pessoas. Sua estrutura é voltada para promover as ações entre pessoas, nela você pode:
- Encontrar amigos,
- Adicionar ou ser adicionado na rede de contatos,
- Publicar fotos, videos, frases, pensamentos
- Compartilhar tudo isso com seus amigos.
Através deste tipo de conta pessoal (Perfil), você pode enviar mensagens privadas a um amigo ou à vários amigos ao mesmo tempo através do Messenger.
Importante nesta conta não é possível fazer publicidade de produtos ou serviços ou anúncios pagos.
Lembre-se: Só podemos ter uma conta de Perfil no Facebook.
Página Comercial (Fanpage)
As páginas comerciais (fanpage) são aquelas voltadas para o lado profissional. Elas são utilizadas para a divulgação das empresas, seus produtos e serviços.
Cada vez mais as empresas estão utilizando o Facebook através da página de fãs/fanpage para divulgar seus produtos e serviços, criando uma rede de contatos com pessoas que se interessem pelo seu produto ou serviço.
Diferente da página de perfil, que só pode ser vista pelos amigos, uma Fanpage está disponível a todos.
Quando uma Fanpage é criada, a pessoa que criou a página passa a ser automaticamente administrador, podendo a partir daí, convidar os seus amigos ou fãs da página, para que também eles possam administrar o conteúdo da página.
Principais características diferenciadoras dos Perfis e das Fanpages:
- As páginas de fãs podem ser indexadas pelos motores de busca;
- É possível criar uma landing page, com conteúdos personalizados. Esta landing page é adicionada num separador da página de fãs, o qual é o primeiro a ser mostrado aos visitantes do perfil sempre que entram na página;
- Podem ser configuradas as páginas que bem se entender, não existe limite;
- É possível obter dados estatísticos sobre as visitas e participação dos fãs nos temas abordados na página. Todas as semanas é enviado um e-mail para o adminstrador da página com dados estatísticos sobre a actividade da página: número de interacções, entradas e saídas de fãs, feedback aos conteúdos inseridos;
- Todos os utilizadores que queiram ser fãs de uma página, podem sê-lo sem que para isso exista necessidade do administrador da página tenha de dar permissão. No entanto, é possível aos administradores remover fãs.
Lembre-se: Precisamos de uma conta de Perfil no Facebook para poder criar uma Fanpage.